Projeto Zine Open-Source

Por anos, as correntes do Copyright e o que é considerado “cultura séria” faz com que a maioria da população tenha pouco para quase nenhuma liberdade no que tange a criação artística. Uma das grandes limitações impostas em cima da liberdade criativa é acerca da identidade.

Identidade é um conceito retrógrado, além de estúpido, que está fadado ao fracasso na era da internet. Nesse sentido, “Discórdja!” surge como uma zine open-source, onde a identidade da zine pode ser usada por qualquer pessoa disposta a criar. Nesse sentido, pode existir 23 zines com conteúdo diferente (ou não), criado por pessoas diferentes, cada qual com uma linha editorial diferente.

 

O Framework:

O Framework é a base do que faz a zine “Discórdja!” a zine “Discórdja!”. Esse framework é definido pela/s comunidade/s, e não só pode, como deve ser alterado de tempos e tempos (ou a todo momento). O Framework não deve ser seguido a risca, e tudo proposto é opcional, embora você deva se perguntar – filosoficamente falando – do que faz a zine “Discórdja!” a zine “Discórdja!”.

 

A/s Comunidade/s:

A/s comunidade/s é a associação de todos editores e editoras de todas as zines Discórdja!s, que pode ser por uma ou mais comunidades em uma ou mais plataformas, e as editoras e editores são incentivados a entrarem e saírem de todas comunidades, se assim desejarem.

Como ser um/a editor/a de uma Zine Discórdja!:

0) A sua zine se chamar Discórdja!, ou alguma variação dela

0) a) sua zine terá apenas 23 edições, ao fim dessas edições, você junto à comunidade Discórdja! irão decidir qual será o novo nome para a próxima zine – que seguirá esse mesmo framework da Discórdja!, embora mudanças na estrutura além de desejáveis, são necessárias e bem-vindas.

0) b) você pode continuar a zine como Discórdja! Ou não, se não gostar do nome proposto pela comunidade, o mesmo no que se refere ao framework.

1) Dê preferência a identidade múltiplas.

1) a) Como identidade múltiplas, temos: Tae Ateh, Timóteo Pinto, TimóTae Pinteh, Sarah GulikLucretia Dalencourt, Luther Blissett, Monty Cantsin, Karen Eliot, Aanidi, Aanidum, Anon, etc.

1) b) Em adição, você pode juntar a um grupo de pessoas próximas a você e criar uma identidade nova, e começar a distribuir Discórdja!s com essa nova identidade.

2) Não tenha medo de copiar material de outras Discórdja!s ou de outros lugares da internet, a destruição da identidade implica no plagiarismo.

3) Cada edição deve ter 5 páginas, ou um número de páginas em que os número somados, subtraídos, multiplicados ou divididos resulte no valor 5.

4) A comunidade fica ao encargo da alteração das regras, para melhorar atender a capacidade criativa de produção de cada um.

4) a) a comunidade pode se dividir, e criar zines diferentes com frameworks diferentes, mas que partiram do mesmo princípio – ou do princípio do princípio do princípio ad infinitum.

5) Recursos utilizados em zines Discórdja! podem ser disponibilizadas em redes e grupos da comunidade, para utilização de outras variantes do Discórdja!

5) a) Recursos não compartilhados com a comunidade podem ser copiados, reproduzidos e alterados sem a autorização do outro editor.

—><—

 

Algumas instruções antes de começar:

(I) Não use seu nome.

(II) Lembre-se que o seu ego é um regime e é muito mais perigoso que qualquer entidade ou organização no mundo externo perceptível. Lembre-se que o mundo externo é um regime e é muito mais perigoso que qualquer entidade ou organização no seu ego perceptível.

(III) Foque em sua consciência, não no seu estado mental.

(IV) Mantenha sua mensagem FNORD; o ego quer que você seja isso e não aquilo, porque isso é um solo no qual seu senso de auto-identidade vai florescer.

(V) Sem mais esse papo desamparado / sem esperança; sem mais; sem menos.

(VI) Dê suporte aos outros zineiros da Discórdja e suas zines Discórdja.

(VII) Tenha cuidado na hora espalhar informações falsas. Cheque antes. É real? Vale a zueira?

(VIII) Cuide-se. Mantenha sua arma de raio laser sempre ao alcance!

(IX) Resista a tentação de acreditar em toda essa merda!

(X) No fim do dia, tudo o que você tem é suas próprias merdas ideológicas, use as com sabedoria.

 

—><—

 

Ferramentas:

Existe um grande número de ferramentas que você pode utilizar na criação da sua zine:

 

Escrita:

  • Google Docs – O Google Docs possibilita a utilização de Gifs, e pode ser compartilhado via links
  • Apache Open Office Writer – um processador de texto open source, com funcionalidades similares ao Microsoft Word.
  • Microsoft Word – Um processador de palavras simples, que pode ser utilizado para converter em .pdf para ser hospedado

 

Publicação:

  • WordPress / Blogspot – blogs são uma boa maneira de publicação de textos.
  • Github – a publicação da zine via github possibilita a criação de branches e sugestão de alterações no arquivo.
  • Google Docs – com a disponibilização de links públicos do google docs, o documento pode ser acessado por qualquer pessoa na internet. A inclusão de comentários por essas pessoas no decorrer do documento ajuda em possíveis alterações e colaborações da comunidade.

 

Edição de imagem:

  • GIMP – ferramenta open-source para edição de imagens
  • Photoshop – basicamente o GIMP, mas de código fechado, e que apenas 1% da população mundial comprou de fato.

 

—><—

 

Entre nA/s Comunidade/s:

 

Edite as idéias da Discórdja! aqui

—><—

 

:::

Discórdja! Número 1

:::

Number 2

:::